domingo, 5 de dezembro de 2010

O difícil é sempre melhor





O difícil é sempre melhor
12 de dezembro de 2010

 Às vezes me parece que é só comigo, mas eu sei que não é. Aquilo que nos parece mais difícil é sempre mais emocionante de se fazer, de se conquistar. Lutar contra a dificuldade é como superar-se, como olhar-se e dizer: Te venci! É a melhor sensação desse mundo. Algo quase inexplicável. Enquanto as coisas são difíceis elas nos parecem bem mais interessantes, mas quando toda aquela dificuldade passa, praticamente não há mais valor. Torna-se banal.
 Parece que o nível de dificuldade determina o nosso nível de capacidade e então tornamo-nos determinados. Determinados a lutar, a vencer e a nos superar sempre.
 Dificuldade me atrai. Sempre atraiu. É claro que para tudo há excessões e também tenho as minhas excessões para dificuldade, mas há outras que eu adoro. Quanto mais difícil melhor. A Matemática por exemplo atrai com a dificuldade que impõe. Esta sempre exerceu atração sobre mim e a sensação de vencer uma conta que ocupava uma página inteira do caderno nunca teve explicação. Para mim sempre foi como vencer uma grande batalha, cuja única adversária e inimiga sempre foi apenas eu.
 Quando as coisas são difíceis ou nos parecem impossíveis elas nos instigam, nos atiçam e nos causam sensação de grandeza interior se vencidas. Mas se a dificuldade nos vence pelo cansaço e o que nos parecia difícil agora nos parece fácil, não há mais aquela vontade incontrolável e imensa de conquistá-la. O que é difícil é sempre melhor, mais atraente, mais envolvente.
 Se tudo no mundo fosse fácil, seria difícil de alguém querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário